segunda-feira, 25 de outubro de 2010

KPC PARTE I - KLEBSIELLA PNEUMONIAE

Bem gente, devido aos diversos pedidos de meus amigos do coração: ( Hari, Jê, Paulla, Johnson e Irmã Amanda) vou começar a escrever sobre este assunto que tem chamado atenção de tanta gente nas últimas semanas: A KPC.

Pra começar vamos esclarecer algumas coisinhas básicas:

1) KPC não é uma bactéria e sim um gene de resistência.

2) Bactérias que possuem o gene KPC apenas se tornam MULTIRRESISTENTES ( ou como a mídia diz, superbactérias) quando estão associadas a outros mecanismos de resistência.

Então vamos lá:

Em nosso organismo existem vários tipos de bactérias que fazem parte de nossa microbiota normal (ou seja, não causa nenhum tipo de infecção quando estão no seu hábitat e em quantidades corretas. Como exemplo disto podemos citar a Escherichia coli que coloniza o intestino humano,não causando infecção, pelo contrário contribuem na síntese de vitamina B12. Outro exemplo de bactéria que compõe a microbiota norma é a Klebsiella pneumoniae. No intestino esta enterobactéria não causa infecção alguma, mas fora do seu sítio característico pode causar severas infecções.
Bem até aí nenhuma novidade e nada que possa assustar, já que a qualquer antimicrobiano beta-lactâmico poderia tranquilamente debelar esse micro-organismo e debelando a infecção.

     
Klebsiella pneumoniae : Enterobactéria, Bacilo Gram Negativo, Imóvel (Ausência de Flagelos), Fermenta Glicose, lactose Positiva.

A história começa a ganhar graça agora, quando a Klebsiella pneumoniae  adquire genes de resistência fazendo com que muitos antimicrobianos não tenham mais ação eficaz contra esse micro-organismo.

Bem gente, a continuação sobre KPC vocês terão ao longo da semana!

Qualquer dúvida é só perguntar!!!!!


Por: Willames "Burkholderia" e Tatiana "Serratia"

2 comentários:

  1. eu tenho lupos eritematoso,e eu fiz uma cultura de urina,e constatou que estou com esse tipo de bactéria.porque ocorreu essa infecção?

    ResponderExcluir
  2. Tânia, o lupus é uma doença autoimune e a K. pneumoniae um microorganismo oportunista. Como seu sistema imunológico é parcialmente comprometido pelo lupus eritomatoso, a K. pneumoniae consegue colonizar seu trato urinário com mais facilidade. Infecção por essa bactéra é comumente encontrado em pacientes hospitalares e pacientes com o sistema imunológico comprometido. E Atenção, é extremamente necessário e importante fazer um antibiograma da colônia isolada da sua urina pra saber qual antibiótico utilizar no tratamento, uma vez que por características genéticas, a K. pneumoniae é uma bactéria resistentes a muitos antibióticos conhecidos.

    Felipe Faria - Biólogo (Microbiologista).

    ResponderExcluir