domingo, 24 de outubro de 2010

O QUE SERIA RESISTÊNCIA BACTERIANA?

Bem gente, a vontade de começar a falar sobre os diversos mecanismos de resistência bacteriana está demais, todos os dias coisas novas são lançadas na mídia, e nem tudo que se fala é tão verdade assim. No entanto para falarmos dos mecanismos de resistência é necessário termos um conhecimento prévio de alguns assuntos.

Resistência Bacteriana

Resistência Bacteriana é uma situação na qual um agente antimicrobiano não consegue mais destruir ou ter uma ação efetiva sobre um micro-organismo. Essa resistência pode ser natural ou adquirida:

Natural --> Essa forma de resistência é intrínsica do micro-organismo,se expressando continuamente. É característico deste tipo de resistência a ausência da necessidade de estímulo prévio para expressar a resistência. Como por exemplo a resistência à polimixina apresentada pela Stenotrophomona maltophilia e a resistência aos beta-lactâmicos apresentada pelos Micoplasmas.

Adquirida -->  Essa forma de resistência não é produzida pela célula bacteriana ao menos que esta seja exposta a um agente indutor ou na aquisição de genes de resistência. É a esta forma de resistência que devemos concentrar a maior parte de nossa atenção, já que é através do aumento da pressão seletiva ou até da disseminação de genes de resistência dentro de unidades hospitalares que o caos da saúde pública brasileira vem ocorrendo. 


Por: Willames "Burkholderia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário