sábado, 23 de outubro de 2010

ANTIBIÓTICOS X ANTIMICROBIANOS

Bem gente, agora vou falar de uma coisa muito importante e que confunde muitas pessoas: A diferença entre antibióticos e antimicrobianos.

É comum encontrar-mos pessoas que insistem na utilização do termo "antibiótico". Mas se avaliar-mos o sentido da palavra antibiótico veremos que o emprego desta é errônea nos dias atuais.

Antibiótico é uma substância produzida por fungos e bactérias que tem o poder de combater micro-organismos causadores de infecção no organismo. Como exemplo de antibiótico podemos destacar a Penicilina, já que esta é sintetizada pelos fungos do gênero Penicillium e tem atividade bactericida.
Hoje, não há mais a produção de substâncias que inibam micro-organismos desta forma. A indústria farmacêutica produz essas substâncias artificialmente (dentro de laboratórios), não podendo assim então serem denominados antibióticos ( por não serem sintetizadas por micro-organismos). Por isso a essas novas substâncias foi atribuída o nome de Antimicrobiano.
Atualmente a maioria dos medicamentos utilizados para debelar infecções bacterianas são Antimicrobianos e não Antibióticos.





Então espero ter esclarecido bem esta diferença, já que ao longo das postagens vamos mencionar bastante o termo resistência aos antimicrobianos.


Por: Willames "Burkholderia"

2 comentários: