terça-feira, 2 de novembro de 2010

Diagnóstico Laboratorial das KPC - PARTE I

Hoje com certeza se chegarmos em um laboratório clínico, muitos bacteriologistas olharão para diversos isolados bacterianos e estufarão o peito pra dizer: ENCONTREI UMA KPC...

E aí, será que ele está certo? E os 50 anos dele na profissão, nessa hora conta?



A detecção de isolados produtores de KPC num laboratório da bacteriologia é bastante duvidosa e gera muitas polêmicas.
Como já havia falado em postagens mais antigas, o gene KPC é responsável pela síntese das carbapenemases, estas enzimas tem a capacidade de hidrolisar diversos fármacos antimicrobianos ( com destaque os beta-lactâmicos - Penicilinas, cefalosporinas de 1a a 3a geração e os carbapenêmicos), porém são inibidas pela presença de inibidores de beta lactamases (como o Ácido clavulâncico).
Então no laboratório de Microbiologia, o primeiro possível sinal de uma bactéria KPC + , é a leitura do antibiograma. Quando lemos um antimbiograma e observamos que o micro-organismo que foi semeado em placa é resistente aos carbapenêmiocos ( Ertapenem, Imipenem e Meropenem) e as cefalosporina de 3a geração (Cefotaxima, ceftriaxona, ceftazidima, ceftizoxime), apresentando o Teste de ESBL positivo, podemos SUSPEITAR de KPC.

Antibiograma


É galera, podemos apenas suspeitar e não afirmar. Quem nos garante que essa resistência demonstrada pelo micro-organismo não seja devido a outro mecanismo de resistência (Bomba de Efluxo, alteração da permeabilidade da membrana, entre outros).

Diversos mecanismos de resistência numa bactéria.
Além destes argumentos, vale argumentar que os carbapenêmicos, principalmente o Imipenem, apresenta falsa sensibilidade in vitro, ou seja a bactéria é resistente aos carbapenêmicos, mas no antibiograma se demonstra sensível. Isso dificulta ainda mais na identificação dos isolados KPC +


Na próxima postagem, vamos discutir sobre o Teste de Hodge Modificado, e como ele pode identificar isolados KPC +.

Por: Willames "Burkholderia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário